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Nós da Equipe de Comunidade de Aprendizagem estamos aqui para prestar nosso apoio e solidariedade nesse momento difícil pelo qual todas e todos estamos passando. Mais do que nunca, precisamos nos unir e nos apoiar. E, acreditando que Comunidade de Aprendizagem pode e deve contribuir, escrevemos esse texto. Comunidade de Aprendizagem é um projeto realizado dentro das escolas, mas que tem como objetivo maior a diminuição das desigualdades sociais. Dessa forma, é um projeto que tem seu foco na atenção e atendimento a todos e todas respeitando as diferenças e, principalmente, garantindo a equidade.
Com os princípios da Aprendizagem Dialógica e as Atuações Educativas de Êxito podemos ajudar e apoiar muito nessa situação tão delicada e inédita que estamos vivendo, com ações de cunho social e/ou educativas.
O princípio da Solidariedade se sobressai nesses momentos de tensão. Seja para ajudar uma pessoa em situação de risco, seja para confortar uma pessoa angustiada, ou para trabalhar na linha de frente atendendo pessoas doentes. Estamos aprendendo e tendo a oportunidade de vivenciar amplamente este princípio. Também não podemos negar o quanto essa pandemia escancara os lugares de privilégio e a desigualdade econômica, social e educacional de nosso país. Falar sobre a importância de ficar em casa e de ter boa e constante higiene para quem convive com condições precárias de moradia e saneamento básico, falar de aulas virtuais para quem depende da merenda escolar para se alimentar. Será que faz algum sentido? O princípio da Criação de Sentido, que discutimos dentro do cotidiano escolar, se faz urgente mais do que nunca.
Além dele, a desigualdade latente nos faz pensar na questão da equidade, tão central nas escolas de CA. Se no dia a dia escolar nosso desafio é que todas e todos aprendam muito, no atual momento nosso desafio é garantir que a totalidade de estudantes, agora em suas casas, tenha igual acesso àquilo que for proposto pela escola. Considerando que grande parte dos estudantes brasileiros não têm acesso à internet em casa, não basta transferir conteúdos de aulas para uma linguagem digital. É preciso elaborar e construir medidas que contemple as diferentes realidades vividas nas comunidades, e que não contribuam para acirrar ainda mais as desigualdades já existentes. Outro tema que Comunidade de Aprendizagem nos convida a pensar, apoiada por autores como Vygotsky, Paulo Freire e Habermas, é a interação como chave para a aprendizagem. Mas será que interação só acontece na escola? As interações, naturalmente, estão presentes em casa, nas relações entre crianças e seus familiares, e podem ser transformadoras se possibilitarem compartilhamento e diálogo.
Familiares não precisam ocupar o papel pedagógico de professoras (es) para contribuir com o desenvolvimento de seus filhos. O princípio da Inteligência
Cultural destaca justamente a importância de reconhecermos os saberes e as
inteligências que os todos nós construímos ao longo de nossas vidas e que podem e
devem ser compartilhados nas relações familiares. Quantas coisas deixamos de fazer
por falta de tempo ou de oportunidade e esquecemos ou não acreditamos que
sabemos? Quantos conhecimentos já temos construído e podemos resgatar e
apresentar às crianças?
Interação e diálogo são duas palavras-chave para Comunidade de Aprendizagem.
Mas será que conseguimos construir e estabelecer diálogos igualitários sem sairmos
de nossas casas? É possível dialogar à distância?
Com relação às Atuações Educativas de Êxito, propomos aqui algumas ideias que
foram compartilhadas entre formadores do Brasil e dos países da América Latina que
implementam Comunidade de Aprendizagem e que têm como objetivo apoiar e
contribuir com os trabalhos que as redes de educação vêm desenvolvendo juntamente
com suas unidades escolares.
Vamos inaugurar uma nova forma de realizarmos a mais popular das Atuações
Educativas de Êxito: a Tertúlia Dialógica. Em tempos de isolamento podemos
desenvolver essa prática virtualmente. Uma atividade prazerosa e muito educativa que
pode contribuir com a formação dos profissionais da educação (tertúlia pedagógica)
e oferecer momentos de descontração e aproximação da cultura clássica universal
(tertúlias literárias, artísticas ou musicais) a todos, adultos e crianças.
A vulnerabilidade na qual se encontram muitas famílias, seja por falta de saneamento
básico, de alimentação, de violência doméstica, de acesso a informações confiáveis
nos leva a pensar que as Comissões Mistas, presentes e muito potentes nas escolas
de CA, podem ser acionadas e acompanhar a situação da comunidade da sua escola,
mapeando as famílias que estão precisando de alguma ajuda, orientação ou cuidado
especial, e se comunicando com toda a rede para que possam auxiliá-las.
Para isso, é importante que as secretarias mantenham disponíveis diferentes canais
de comunicação (whatsapp e e-mail, por exemplo) para receber as solicitações
recolhidas pela Comissão e encaminhá-las aos setores responsáveis.
A equipe de Comunidade de Aprendizagem também está trabalhando para realizar
formações à distância, através das plataformas disponíveis,
e compartilhar conhecimento capazes de para auxiliar as equipes técnicas de
Educação. Lembramos também que os oito módulos do curso EAD estão disponíveis
online e podem ser oferecidos às redes como estratégias formativas.
Serão tempos difíceis, mas queremos, acima de tudo, nos colocarmos à disposição.
Seguiremos trabalhando para contribuir com o que for necessário para cada uma das
diferentes realidades educacionais e acreditando que Comunidade de Aprendizagem
pode servir de instrumento para transformarmos as dificuldades, tão presentes e
exigentes que estamos vivendo, em possibilidades.
Um forte abraço,
Equipe Comunidade de Aprendizagem Brasil
Nós da Equipe de Comunidade de Aprendizagem estamos aqui para prestar nosso apoio e solidariedade nesse momento difícil pelo qual todas e todos estamos passando. Mais do que nunca, precisamos nos unir e nos apoiar. E, acreditando que Comunidade de Aprendizagem pode e deve contribuir, escrevemos esse texto. Comunidade de Aprendizagem é um projeto realizado dentro das escolas, mas que tem como objetivo maior a diminuição das desigualdades sociais. Dessa forma, é um projeto que tem seu foco na atenção e atendimento a todos e todas respeitando as diferenças e, principalmente, garantindo a equidade.
Com os princípios da Aprendizagem Dialógica e as Atuações Educativas de Êxito podemos ajudar e apoiar muito nessa situação tão delicada e inédita que estamos vivendo, com ações de cunho social e/ou educativas.
O princípio da Solidariedade se sobressai nesses momentos de tensão. Seja para ajudar uma pessoa em situação de risco, seja para confortar uma pessoa angustiada, ou para trabalhar na linha de frente atendendo pessoas doentes. Estamos aprendendo e tendo a oportunidade de vivenciar amplamente este princípio. Também não podemos negar o quanto essa pandemia escancara os lugares de privilégio e a desigualdade econômica, social e educacional de nosso país. Falar sobre a importância de ficar em casa e de ter boa e constante higiene para quem convive com condições precárias de moradia e saneamento básico, falar de aulas virtuais para quem depende da merenda escolar para se alimentar. Será que faz algum sentido? O princípio da Criação de Sentido, que discutimos dentro do cotidiano escolar, se faz urgente mais do que nunca.
Além dele, a desigualdade latente nos faz pensar na questão da equidade, tão central nas escolas de CA. Se no dia a dia escolar nosso desafio é que todas e todos aprendam muito, no atual momento nosso desafio é garantir que a totalidade de estudantes, agora em suas casas, tenha igual acesso àquilo que for proposto pela escola. Considerando que grande parte dos estudantes brasileiros não têm acesso à internet em casa, não basta transferir conteúdos de aulas para uma linguagem digital. É preciso elaborar e construir medidas que contemple as diferentes realidades vividas nas comunidades, e que não contribuam para acirrar ainda mais as desigualdades já existentes. Outro tema que Comunidade de Aprendizagem nos convida a pensar, apoiada por autores como Vygotsky, Paulo Freire e Habermas, é a interação como chave para a aprendizagem. Mas será que interação só acontece na escola? As interações, naturalmente, estão presentes em casa, nas relações entre crianças e seus familiares, e podem ser transformadoras se possibilitarem compartilhamento e diálogo.
Familiares não precisam ocupar o papel pedagógico de professoras (es) para contribuir com o desenvolvimento de seus filhos. O princípio da Inteligência
Cultural destaca justamente a importância de reconhecermos os saberes e as
inteligências que os todos nós construímos ao longo de nossas vidas e que podem e
devem ser compartilhados nas relações familiares. Quantas coisas deixamos de fazer
por falta de tempo ou de oportunidade e esquecemos ou não acreditamos que
sabemos? Quantos conhecimentos já temos construído e podemos resgatar e
apresentar às crianças?
Interação e diálogo são duas palavras-chave para Comunidade de Aprendizagem.
Mas será que conseguimos construir e estabelecer diálogos igualitários sem sairmos
de nossas casas? É possível dialogar à distância?
Com relação às Atuações Educativas de Êxito, propomos aqui algumas ideias que
foram compartilhadas entre formadores do Brasil e dos países da América Latina que
implementam Comunidade de Aprendizagem e que têm como objetivo apoiar e
contribuir com os trabalhos que as redes de educação vêm desenvolvendo juntamente
com suas unidades escolares.
Vamos inaugurar uma nova forma de realizarmos a mais popular das Atuações
Educativas de Êxito: a Tertúlia Dialógica. Em tempos de isolamento podemos
desenvolver essa prática virtualmente. Uma atividade prazerosa e muito educativa que
pode contribuir com a formação dos profissionais da educação (tertúlia pedagógica)
e oferecer momentos de descontração e aproximação da cultura clássica universal
(tertúlias literárias, artísticas ou musicais) a todos, adultos e crianças.
A vulnerabilidade na qual se encontram muitas famílias, seja por falta de saneamento
básico, de alimentação, de violência doméstica, de acesso a informações confiáveis
nos leva a pensar que as Comissões Mistas, presentes e muito potentes nas escolas
de CA, podem ser acionadas e acompanhar a situação da comunidade da sua escola,
mapeando as famílias que estão precisando de alguma ajuda, orientação ou cuidado
especial, e se comunicando com toda a rede para que possam auxiliá-las.
Para isso, é importante que as secretarias mantenham disponíveis diferentes canais
de comunicação (whatsapp e e-mail, por exemplo) para receber as solicitações
recolhidas pela Comissão e encaminhá-las aos setores responsáveis.
A equipe de Comunidade de Aprendizagem também está trabalhando para realizar
formações à distância, através das plataformas disponíveis,
e compartilhar conhecimento capazes de para auxiliar as equipes técnicas de
Educação. Lembramos também que os oito módulos do curso EAD estão disponíveis
online e podem ser oferecidos às redes como estratégias formativas.
Serão tempos difíceis, mas queremos, acima de tudo, nos colocarmos à disposição.
Seguiremos trabalhando para contribuir com o que for necessário para cada uma das
diferentes realidades educacionais e acreditando que Comunidade de Aprendizagem
pode servir de instrumento para transformarmos as dificuldades, tão presentes e
exigentes que estamos vivendo, em possibilidades.
Um forte abraço,
Equipe Comunidade de Aprendizagem Brasil
Confira as recomendações da Secretaria de Educação para os pais e alunos da Rede Municipal
Escrito por Portal EducaçãoDiante dos recentes acontecimentos, temos acompanhado com muita atenção as medidas de prevenção ao COVID-19 – Coronavírus em todo o país. É um momento de precaução e muita responsabilidade para evitar aglomerações para prevenir a disseminação do coronavírus e assim evitar sobrecarga dos sistemas de saúde.
Confira mais sugestões da Secretaria Municipal de Educação para os pais e alunos da Rede Municipal de Ensino de Amparo
Escrito por Portal EducaçãoSegue mais uma sugestão de atividades que seus filhos poderão realizar em casa e manter uma rotina de estudo durante a ação do município de suspensão das aulas, diante das medidas de prevenção ao COVID-19 – Corona vírus em todo o país:
- O uso da Plataforma Mundo do Saber, que possibilita que seus filhos realizem atividades através de módulos de todas as disciplinas do currículo. A Plataforma Mundo do Saber já estava sendo utilizada pelos alunos nas Escolas Municipais através dos laboratórios de informática, portanto os mesmos já têm conhecimento para o uso.
Dessa forma, sugerimos que os alunos que têm a possibilidade de acesso aos meios digitais em casa, consultem a plataforma, pois todos estão cadastrados e possuem uma senha. Caso o seu filho ainda não saiba qual a sua senha para o acesso ao Mundo do Saber, as listas com os nomes de todos os alunos e senhas estarão afixadas no portão da escola ou se preferirem, poderão ligar solicitando a senha.
Além disso, os professores do 1º ao 5º ano já selecionaram previamente as atividades específicas para cada ano escolar, bem como em quais disciplinas há atividades que poderão ser realizadas.
Maiores esclarecimentos ou dúvidas quanto ao uso da Plataforma Mundo do Saber, pais e/ou responsáveis também poderão entrar em contato com Edgar pelo WhatsApp (19) 99887-8448 - responsável pela Plataforma na rede municipal de ensino de Amparo.
Lembramos mais uma vez:
Não é férias!
Não é saída ao cinema!
Não é para marcar ou ir às festas!
Não é para ir aos parques!
Sim, para a proteção de seu filho, sua família e de todos nós, é necessário ficar em casa.
Esse é um momento que requer grande união e compreensão de todos.
Amparo ,19/03/2020.
Secretaria Municipal de Educação.
O C.I.M.E Plínio Morato de Oliveira em parceria com o SESCOOP e SICOOB promoveu no dia 17 de agosto uma belisssima apresentação teatral para toda a comunidade do Bairro do Brumado e adjacências.
OFICINAS INICIAÇÃO TEATRAL PARA FAMILIARES E ALUNOS
Escrito por Portal EducaçãoOFICINAS INICIAÇÃO TEATRAL
O C.I.M.E Chapeuzinho Vermelho promoveu na semana de 16 a 20 de setembro as oficinas teatraiscom a professora de teatro Tamara Borges .
ALUNOS ACOMPANHARAM OFICINA SOBRE CINEMA NO MUSEU BERNARDINO DE CAMPOS
Escrito por Portal EducaçãoNa quarta-feira, 15/5, o Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos recebeu a Oficina Cine Camiseta: cinema de ontem e sempre, ministrada pelo cineasta, radialista, produtor, professor e pesquisador de audiovisual, Diaulas Ullysses.
A oficina, que consistiu numa vivência cinematográfica lúdica para crianças e adultos, com a demonstração de equipamentos fílmicos (projetores, filmadoras a mão, películas, discos, entre outros) usados nas gravações de grandes clássicos do cinema através dos tempos, recebeu alunos e professores da EMEI Sossego da Mamãe.
Na ocasião, os participantes puderam conhecer a história do cinema através de suas mídias, das películas mecânicas que exigiam completa operação humana ao DVD/Blu-ray, digitais e automáticas, em equipamentos portáteis e em alta resolução; das fotografias estáticas às reproduções de imagens eletrônicas.
De forma dinâmica, as crianças puderam testemunhar suas camisetas tornando-se telas vivas de cinema, através da exibição de filme rodado em projetor modelo Super8mm.
A iniciativa foi possível por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer de Amparo com o Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de
Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que vem, desde abril, realizando atividades e exibições de filmes gratuitas no Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos. Maiores informações podem ser sanadas junto à instituição municipal, por meio do email cultura@amparo.sp.gov.br ou por meio do telefone 3817-3002, de segunda a sexta, das 10h às 16h.
ESCOLA REALIZA ASSEMBLEIAS MENSAIS E GRUPO INTERATIVO
Escrito por Portal EducaçãoA Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Gislene Aparecida da Costa Corrêa, em Amparo realiza mensalmente assembleias gerais, para todos alunos, pais, professores e funcionários, com alguns objetivos específicos, tais como: divulgação dos pontos positivos e negativos que são elencados pelos professores e funcionários; socialização de acontecimentos pedagógicos e administrativos; comemoração dos aniversariantes do mês; hasteamento da bandeira com o cantar do hino nacional e da escola e finalizamos, com uma sala por mês, fazendo apresentações de conteúdos trabalhados.
De acordo com a direção da unidade, o momento mensal é muito produtivo porque valoriza o educando com seus trabalhos, realizando combinados de regras e de comportamento quando ocorrem as apresentações dos pontos que estão bons e os que precisa ser melhorado.
Além disso, a unidade possui o Grupo Interativo de Educação Física, Sala Regular e Recreio Dirigido. O trabalho é realizado o ano todo, nas modalidades de Educação Física, Sala Regular e no Recreio Dirigido.
A direção da unidade afirma que é interessante a participação dos pais, para que conheçam mais de perto os diferentes tipos de trabalhos e profissionais da nossa Unidade Escolar, além de valorizar e incentivar o trabalho diário do seu filho pois estará vivenciando a sua rotina.
As escolas Peter Pan, Gasparzinho, Bambi, Garibaldo e Tio Patinhas não contarão com aulas na quarta-feira, 27/2.
PROJETO EDUCACIONAL COOPERATIVO - Setembro/2018
Escrito por Portal EducaçãoPROJETO EDUCACIONAL COOPERATIVO
Durante o mês de agosto, as crianças matriculadas no Cime Profª Maria Lúcia de Siqueira realizaram atividades que fazem parte do rol de ações, que envolvem uma prática pedagógica cooperativa, reflexiva, consciente e criativa, elaboradas para o Programa Cooperjovem. O projeto tem por objetivo reconhecer a importância da Conservação do Patrimônio Escolar e seu entorno, identificando situações de desrespeito e violência ao ambiente, objetivando também atuar junto a toda comunidade escolar.
A apresentação foi realizada no momento do Hino Nacional, no dia 31 de agosto de 2018, juntamente às crianças dos Berçários I A e B, com foco nos cuidados que devemos ter com os meios de transporte, na qual cantaram a música a Roda do Ônibus, onde as crianças participaram fazendo gestos dos sons da música.
A professora Andreza M. Bispo Vasconcelos, do Pré I/II realizou uma atividade utilizando a poesia - O Relógio (Vinícius de Moraes), no momento do Hino Nacional. O objetivo foi estimular a imaginação; ampliar o vocabulário e as formas de compreender a realidade; instigar disciplina (noção de ordem, respeito, momento de falar e ouvir, cuidados necessários em todos os momentos da rotina diária relacionado com o patrimônio escolar.